ECONOMIA
CANOAS ESTÁ ENTRE AS 20 CIDADES MAIS EMPREENDEDORAS DO BRASIL
   
CANOAS ESTÁ ENTRE AS 20 CIDADES MAIS EMPREENDEDORAS DO BRASIL

Por
31/05/2021 15h40

Várias cidades do interior, próximas e também distantes de grandes capitais, tiveram bom desempenho na quinta edição do Índice de Cidades Empreendedoras 2020, elaborado pela Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O ranking foi divulgado pela mídia e apesenta a vizinha cidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre em 20º lugar, na frente de algumas importantes capitais do país.

Com objetivo de levantar quais os locais mais favoráveis para o empreendedorismo, foram analisadas as cem cidades mais populosas do Brasil em sete determinantes: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

No determinante de ambiente regulatório, que diz respeito à burocracia para abrir empresas e à tributação dos municípios, as capitais Macapá (AP) e Vitória (ES) e a cidade fluminense de São Gonçalo ocupam as três primeiras posições. Em inovação, o destaque é para Florianópolis, a gaúcha Caxias do Sul e a paulista Campinas. Já em cultura empreendedora, as mais bem colocadas são Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Rio Branco (AC).

A empresa gaúcha Delivery Much, de entrega de produtos por aplicativo, também conhece as vantagens de trabalhar em cidades menores porque o seu modelo de negócio consiste em abrir franquias em municípios com menos de 250 mil habitantes. "É desafiador, mas é oportuno", afirma Pedro Judacheski, presidente da empresa, que hoje presta serviço para 300 cidades. "Ao entrar numa cidade, nós precisamos educar o mercado e formar times para que as pessoas usem o aplicativo, mas é oportuno porque somos os primeiros a chegar em municípios que nunca foram atendidos por esse tipo de serviço. A estratégia hiperlocal acaba indo ao encontro do nosso negócio", conclui Pedro Judacheski.

Confira o Índice de Cidades Empreendedoras 2020 abaixo.

São Paulo (SP)

Florianópolis (SC)

Osasco (SP)

Vitória (ES)

Brasília (DF)

São José dos Campos (SP)

São Bernardo do Campo (SP)

Jundiaí (SP)

Porto Alegre (RS)

Rio de Janeiro (RJ)

Curitiba (PR)

Campinas (SP)

Limeira (SP)

Belo Horizonte (MG)

Niterói (RJ)

Joinville (SC)

Blumenau (SC)

Mauá (SP)

Boa Vista (RR)

Canoas (RS)


Download Imagem 1

   

  

menu
menu